sábado, 7 de novembro de 2015

Pedido


Peço a todas as pessoas que queiram reportar problemas da freguesia que nos enviem mensagem privada no Facebook, que iremos apresentar as mesmas nas reuniões de junta.
Qualquer tipo de problema, uma lâmpada de iluminação pública, caminhos rurais e urbanos, linhas de água, canos rebentados, passeios, placas de sinalização, ou qualquer outros problema que vejam.
FERREIRA DE AVES É DE TODOS

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Orçamento Participativo

A opinião de todos conta!
Vamos lutar pela implementação do Orçamento Participativo na nossa Freguesia.
Um poder junto do povo, um poder com a voz do povo é um poder mais justo.
"Ferreira de Aves para Todos"
Em pouco mais de década e meia o Orçamento Participativo (OP) transformou-se num tema importante de reflexão, que interpela a acção governativa dos poderes públicos, o sentido da participação das pessoas e a própria democracia.
O pioneirismo do OP de Porto Alegre, no Brasil, ao qual se seguiu uma espantosa disseminação desse tipo de experiência um pouco por todo o mundo, com especial destaque para a América Latina e mais recentemente a Europa, foi fundamental para despertar a atenção de amplos sectores da sociedade para esta matéria. Desde organizações internacionais, como as Nações Unidas e o Banco Mundial, à classe política de inúmeros países, passando por sectores académicos muito diversificados, bem como por inúmeras organizações da sociedade civil, o interesse manifestado pelo OP tem crescido de forma significativa.
Segundo estimativas mais recentes, existem actualmente no Mundo mais de 3000 experiências de OP (Cabannes, 2009), a maioria das quais na América Latina. A Europa tem evidenciado também um grande dinamismo na adopção deste tipo de dispositivo de participação, podendo ainda destacar-se, embora em menor número, a emergência destas experiências na América do Norte, em África e também na Ásia.
Portugal também não ficou alheio a esta dinâmica. Depois da experiência de Palmela, iniciada no ano de 2002, outras iniciativas começam agora a dar os primeiros passos, sendo possível contabilizar já dezenas de experiências, promovidas por Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.
A previsível disseminação do OP em Portugal nos próximos anos exige um esforço de reflexão e de sistematização sobre o potencial deste dispositivo para o aprofundamento da participação e da democracia ao nível local. Para que as autarquias portuguesas possam apropriar-se do Orçamento Participativo e transformá-lo numa prática efectivamente frutuosa, torna-se necessário produzir um enquadramento teórico-conceptual e técnico que favoreça a emergência de um novo referencial de participação cidadã.
Acima de tudo dar a entender que a opinião de todos conta!
Fica um exemplo de Sucesso aqui bem perto...

http://www.jornaldocentro.pt/42-propostas-recebidas-30-a-votacao-12-excluidas/

Dão e Demo



Criado pelo Satense Acácio Pinto Dão e Demo é um órgão de comunicação social, em suporte digital, para servir uma comunidade e um território.

Fica o Site para uma visita:

http://www.daoedemo.pt/


Eleição de Ricardo Almeida natural de Ferreira de Aves para Presidente da JS Sátão

No passado dia 31 de Outubro realizaram-se as eleições para os órgãos concelhios da Juventude Socialista de Sátão.
unnamed.jpgFoi um escrutínio que contou com uma forte afluência às urnas, e que elegeu Ricardo Filipe Moreira de Almeida, natural de Lamas, Ferreira D’Aves, como o novo presidente do Secretariado da Concelhia. O seu mandato irá ser marcado pela vontade de melhorar as condições para os jovens satenses, afirmando, cada vez mais, a força da Juventude Socialista no concelho.
O seu programa eleitoral conta com várias ideias orientadas para o combate ao desemprego jovem, saídas profissionais, comércio local, conselho Municipal da Juventude, Orçamento Participativo, entre outras.
Foi também eleita uma nova presidente da Mesa da Assembleia, Isabel Maria de Carvalho Sousa, natural de Sátão.
Trata-se de uma equipa jovem, diversificada, e com uma grande vontade de colocar os valores socialistas ao serviço da comunidade do Concelho de Sátão.
.
Mesa da Assembleia Concelhia:
Isabel Maria Carvalho Sousa (presidente)
Rodrigo Duarte da Costa Magalhães
Cláudia Sofia Pina Costa
Ângelo Sousa Costa Egito
Sofia Alexandra Almeida Ribeiro
Secretariado:
Ricardo Filipe Moreira de Almeida (presidente)
Maria João Fernandes Costa
Luís Manuel Fonseca Saraiva
Ana Carolina Moreira Duarte
Luís Carlos Sousa Santiago
Marisa Ferreira Sousa
Daniel Filipe Silva Cardoso
Ana Margarida Ferreira Lopes
Ricardo Joel Rodrigues dos Santos