segunda-feira, 2 de junho de 2014

Igreja e Convento de Santa Eufémia de Ferreira de Aves



À beira de um regato, entre a Veiga e Vila Boa, é venerado o templo da igreja do antigo Convento de Religiosas Beneditinas, fundado no século XII, na freguesia de Ferreira de Aves.

O Convento de Santa Eufémia, das religiosas beneditinas de Ferreira de Aves, foi fundado em 1111 por iniciativa de Soeiro Viegas e Dona Maior Soares será a sua grande benfeitora.

Foi mandado construir junto à capela de Santa Eufémia sob a invocação daquela santa e até 1136 foi uma comunidade de eremitas.

Em 1202, por morte de Dona Maior e suas filhas o convento foi entregue a religiosos que, em 1206, já estavam a construir a igreja.

Em 1209 já estava reconstituída a comunidade feminina e era abadessa D. Maria Fernandes que, nessa qualidade, se manteve até 1228.

D. Filipa de Albuquerque foi a última abadessa perpétua de Ferreira de Aves e a partir de 1616 o convento é governado por abadessas trienais.

Entre 1624 e 1640 constroem novo edifício.

Foi extinto em 1891, data em que faleceu a última religiosa professa, Dona Joana Carolina de S. José. Foi um dos mais antigos conventos da Beira.

A Igreja do Convento de Santa Eufémia, do século XII, conserva os portais românico-góticos originais.

Sem comentários:

Enviar um comentário