segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UM ANO...


Faz hoje um ano que o projeto “Ferreira de Aves para Todos” elegeu 4 pessoas para representar todos os Ferreirenses e tentar defender todos e ser a voz de todos.
Tem sido um enorme desafio. Com um excelente equipa, liderada pelo Ricardo Joel Santos, temos feito tudo o que está ao nosso alcance, possíveis e impossíveis, por uma Freguesia Melhor, mais justa, mais solidária e mais inclusiva.
Ferreira de Aves és tu!



Ferreira de Aves para Todos

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Conselho Municipal de Juventude


Mais que uma necessidade, um direito!

Num momento como este, em que a grave crise financeira que se abateu sobre os Portugueses afecta as faixas etárias mais desprotegidas, ou seja, os mais jovens e os mais idosos, é indispensável que por todo o País a auscultação da juventude possa desenvolver-se com determinação, procurando identificar dificuldades particulares e construir soluções adequadas. Os jovens têm direito a uma política que vá de encontro às suas reais necessidades, que entenda as suas áreas de interesse, as suas aspirações, e que em simultâneo lhes proporcione uma formação cultural e intelectual.
Tudo isto é possível de concretizar através de várias decisões e uma delas é, sem dúvida, a criação do Conselho Municipal de Juventude.
Pretendeu-se com esta lei reforçar a representação jovem na actividade dos municípios portugueses, criar um fórum de discussão alargado das temáticas que directamente afectam a qualidade de vida e capacidade de emancipação dos jovens e apoiar e incentivar a actividade associativa jovem.
Contudo, muitos são os que não querem auscultar e incorporar as contribuições das estruturas juvenis na definição e desenvolvimento de projectos a aplicar em políticas de juventude, e são também muitos os que não querem conhecer com profundidade as reais necessidades, aspirações e problemas sentidos pela população jovem.
Esse não deve ser o caminho. O Conselho Municipal da Juventude, que é um órgão consultivo sobre matérias relacionadas com a política de juventude. O CMJ não representa uma ingerência nas competências municipais e muito menos um entrave ao funcionamento dos órgãos municipais. O CMJ é um espaço que fomenta o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os vários agentes juvenis concelhios, alargando a reflexão e a discussão sobre os assuntos que respeitam à juventude no concelho, reforçando as capacidades de participação dos jovens e comprometendo o poder local com as políticas de juventude.
É preciso ouvir mais para decidir melhor, e os jovens têm direito a uma política que os permita assumir o papel de interlocutores junto do poder local instituído.
O próprio fortalecimento da democracia representativa passa também pelo papel que os jovens podem ter na sua comunidade, pelas responsabilidades que podem assumir, pelas decisões em que se podem envolver, pelas capacidades que desenvolvem e pela sua participação na vida associativa e política.
O CMJ proporciona essas oportunidades de participação nas decisões que lhes dizem respeito, fomentando o exercício de uma cidadania activa e consolidando a própria democracia representativa.



Ricardo Santos 

Festa de Inauguração do Salão da Associação de Veiga


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Programa Porta 65 Jovem


 Programa Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.
Quem pode candidatar-se a este programa?
Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que reúnam as seguintes condições:
- sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I;
- não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.
Para mais informações consulte a página de ajuda.



Programa Porta 65 Jovem tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando:
• Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem;
• A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
• A dinamização do mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

próxima fase de candidaturas à Porta 65 decorrerá no período entre as 10 horas do dia 22 de setembro e as 18 horas do dia 9 de outubro de 2014.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FESTIVAL DA ABÓBORA


Este ano, está à vista mais uma edição do FESTIVAL DA ABÓBORA, na Quinta da Tapada, no dia 5 de outubro 2014 (domingo).
Este Festival, contará com vasto leque de atividades:
- Demonstração de Artesanato, bijuteria, trabalhos manuais
- Confecção de demonstração de Sopa de Abóbora
- Confecção e demonstração de Doce de Abóbora
- Provas de doces caseiros
- Atividades para as crianças
.... e a não esquecer o famoso "Concurso das Abóboras" e "Concurso de Doce de Abóbora" que é o ponto máximo deste festival!!!
Para além deste programa rico e diversificado, não poderá faltar a boa música da região e os tradicionais cantares e dançares, que ficarão a cargo do "Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Ferreira de Aves".
A entrada é gratuita e todos são bem-vindos à nossa Quinta e ao Festival da Abóbora.
Mais informações é só contactarem a Daniela Morais ou Ben van Veen da Quinta da Tapada!
Até à Vista!