sexta-feira, 24 de março de 2017

Três Aldeias de Sátão são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal



Ferreira de Aves por onde andas?



Portugal apresenta, ainda hoje, importantes desigualdades socioeconómicas e assimetrias.

Temos um Litoral rico e povoado e um meio rural mais pobre e desertificado, não obstante a imagem de melhor qualidade de vida: o tempo passa mais devagar, existe menos poluição, há uma maior proximidade e cumplicidade entre as pessoas.
Vem isto a propósito do concurso “7 Maravilhas de Portugal — Aldeias” que pretende mostrar um “Portugal que inspira” e “se renovou”, que conta com a candidatura de três aldeias do concelho de Sátão: Rãs, Tojal e Forles.
Não obstante se reconhecer o mérito das referidas candidaturas, lamenta-se que nenhuma aldeia da Freguesia de Ferreira de Aves, possuidora de beleza natural e riqueza patrimonial únicas, participe no referido evento.
Riqueza que poderíamos sublinhar referindo uma das muitas igrejas, os conventos, o pelourinho e as casas brasonadas, como exemplos.
A candidatura não era apenas e simplesmente uma candidatura para ganhar. Era, isso sim, uma forma e uma oportunidade de envolver as gentes da nossa terra e divulgar o citado vasto património da freguesia.
A Junta de Ferreira de Aves poderia ter candidatado por exemplo, a aldeia de Castelo ou então Casfreires, aldeias únicas e cheias de história.
Lamentavelmente, como já se disse, não consta qualquer aldeia da nossa freguesia no folheto do município.
Apesar de todos os alertas feitos junto dos responsáveis da Junta de Freguesia no sentido de realçar a importância de que tal candidatura se revestia.
De nada valeu.
Mais uma vez os interesses da freguesia não foram salvaguardados.
Porquê?
Ferreira de Aves e a sua gente mereciam melhor tratamento, mais atenção e o reconhecimento por outros da sua real valia.
Parabéns ao Município e aos intervenientes das candidaturas presentes no concurso.
Nota: Ficam algumas fotos do património de Ferreira de Aves.









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Talvez os nossos politicos locais (ou pseudopoliticos não sejam sensiveis a estas causas! É pena não valorizarem o que a freguesia tem de valor cultural!!! Talvez esteja na hora de mudar a cruz no boletim de voto, para que as coisas comecem a mudar e não ser sempre mais do mesmo!

    ResponderEliminar