sexta-feira, 6 de junho de 2014

Parque Infantil

“ As Crianças não precisam de Equipamento... Elas precisam de Oportunidades“
Ellen Ruppel Shell

O ritmo da vida moderna têm produzido, ao nível do estilo de vida das crianças, profundas alterações, que se manifestam também ao nível da “Brincadeira”. A falta de espaços verdes, a insegurança, a poluição e a falta de tempo dos pais, são alguns dos factores determinantes na alteração dos tipos e momentos da “Brincadeira”. As nossas crianças tendem a passar demasiado tempo em ambientes fechados, sentadas ao televisor, ao computador ou em transportes, comprometendo deste modo o seu correcto desenvolvimento físico, psicológico e social.

Sabemos hoje que o “Brincar” desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, expressando-se em três níveis diferentes, contudo complementares: saúde – ao nível do desenvolvimento físico, psicomotor e emocional; aprendizagem – ao nível da aquisição de conhecimentos, apreensão do mundo e criatividade; social – ao nível do relacionamento interpessoal e do convívio. Por outro lado, a “Brincadeira” expressa a forma como a sociedade prepara as suas crianças para a o mundo adulto, constituindo-se como uma ritualização e aprendizagem das regras e comportamentos da sociedade.

Daí a importância dos espaços de jogo e recreio infantil (parques infantis), como espaços de “Brincadeira”, onde as crianças dão largas à sua imaginação e criatividade, onde convivem, aprendem, descobrem a natureza, o mundo e elas próprias.
O papel do poder local é fundamental na criação de parques infantis que proporcionem ambientes saudáveis e apelativos.

FERREIRA DE AVES PARA TODOS, assume um compromisso muito sério na tentativa de os implementar.

Sem comentários:

Enviar um comentário